Notícias
HomeNotíciasDicas para quem quer comprar um Longboard

Dicas para quem quer comprar um Longboard

Longboard é um dos assuntos mais comentados aqui no carvericks.com e recebemos vários e-mails sempre que postamos algo sobre equipamentos e acessórios para longboard. Para ajudar quem está iniciando no esporte e tem dúvidas sobre como montar um longboard, vamos dar aqui algumas dicas básicas.

Vale lembrar que a variedade de marcas nacionais e importadas é grande, e a variação de valores também, por isso, não vamos citar marcas. Temos preferência por algumas marcas, mas vamos deixar a escolha a critério de nossos leitores. Se vocês quiserem opiniões sobre marcas podem nos mandar e-mails.

Longboarding-Slide1

 

Longboard Slide

Quando as pessoas me perguntam qual longboard devem comprar eu recomendo fazer um “test drive” em um longboard de alguém antes de investir uma grana. Se você nunca teve um longboard, é legal fazer testes em alguns modelos diferentes pra sentir em qual você ficará mais confortável. Que tipo de shape escolher é sempre a maior dúvida, por isso vale pena andar no máximo de modelos possível antes de comprar o seu.

Antes de comprar seu primeiro longboard, você deve ter em mente que tipo de rolê vai querer fazer. Longboard para downhill slide é diferente de um long para downhill speed, que é diferente de um longboard para andar em pista, que é diferente de um classic longboard e por aí vai. Se você não sabe a diferença entre as modalidades de longboard, nós explicamos:

Longboard Downhill Slide

Downhill slide é a modalidade do skate e longboard onde o skatista ou longboarder desde ladeiras realizando diversos tipos de manobras.  Essas manobras podem ser executadas em pé, com apoio das mãos no chão (usando luvas especiais) e até mesmo com os joelhos (com uso de joelheiras).
O downhill slide é chamado por alguns de freeride.

Longboard Speed

Speed é a modalidade do longboard onde a velocidade é o objetivo único. Nas competições de longboard speed os atletas podem alcançar velocidades que superam os 100 kilometros por hora. Para praticar essa modalidade você precisará de um longboard muito específico e equipamentos de segurança como macacão de couro, luvas e capacete especial para proporcionar maior aerodinâmica.

Longboard Street

Assim como no skate, o longboard street é praticado em pistas (cobertas ou não) com os mesmos obstáculos usados no skate street. Também é possível andar de longboard em bowl, banks e snakes. Não é muito comum ver alguém praticando longboard street, mas eu já conheci algumas pessoas que adoravam.

Classic Longboard

Essa é uma modalidade vem crescendo bastante no Brasil e também tem chamado muito a atenção dos não praticantes. Os shape geralmente é um shape bem grande e as manobras lembram bastante o surf, muitos até praticam a modalidade descalços pra silmular de verdade o surf no asfalto.

Bom, vamos às dicas para quem quer comprar um longboard. Vale lembrar que são dicas e não regras.

Shape

Para comprar o shape você deve estar atento a dois fatores básicos: tamanho e concave. O tamanho do shape de longboard é medido em polegadas (2,54 centímetros) e para ser considerado longboard o shape deve ter no mínimo 40 polegadas (100 centímetros). Se tiver menos que isso é considerado como semi-long. O tamanho ideal varia conforme o tamanho da pessoa. O legal é você escolher um shape com tamanho que te deixe mais confortável possível, ou seja, com as pernas nem muito abertas, nem muito fechadas.
O concave (côncavo em português) é a curvatura que o shape tem para dentro. Shapes com concave são mais fáceis de virar nas curvas, pois as bordas praticamente se encaixam na curvatura dos pés.

Formato de shapes

Algumas pessoas me perguntam qual o formato ideal para o shape de longboard. A resposta é: depende muito. Se você quer fazer manobras de Street, o ideal é um shape que tenha tail (parte de trás, ou calda, inclinada para cima) e nose (parte da frente, ou nariz, inclinada para cima). Se você quer fazer Speed o ideal é um shape reto, sem tail e nose, para proporcionar melhor aerodinâmica.

Para downhill slide o ideal é um shape menor, com tail e nose, pois quanto menor for a distancia entre-eixos mais fácil é mandar manobras de giro e slides. Nesse caso tail e nose servem para realizar manobras em que o shape raspa no chão como, tail slide, nose slide e ollie. Se você não for chegado em manobras e gosta de “surfar” nos asfalto (surf style), o ideal é um shape maior para fazer caminhadas (walking) etc,.

Trucks

trucks

Truck de Longboard

 

O truque é a peça onde as rodas do longboard são presas e são medidos em milímetros. Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Os trucks são compostos por cinco peças: base (que fica presa ao shape), trave e eixo (que prendem a roda), parafuso central (que prende a trave na base), e amortecedores (que dão a mobilidade aos trucks).   Quanto maior for a trave, mais aderência o longboard terá. Por exemplo: trucks com trave de 180MM, ou mais, são mais indicados para velocidade. Trucks com 160MM são mais indicados para slides. Dependendo da modalidade é necessário a utilização de um truck específico. Para Speed, por exemplo, os trucks são projetados para oferecer maior velocidade possível com menor atrito e uniformidade do gasto das rodas. Para street a trave tem que ser muito resistente para agüentar os impactos. Já para downhill slide o angulo da base e da trave influenciam no desempenho das manobras.

Considerando que as dicas desta matéria valem para quem está iniciando no esporte, escolha um truck mais simples (básico de 160MM) que custa menos e a medida em que você for evoluindo adquira um que tenha mais a ver com seu estilo de andar e modalidade. Os trucks nacionais são muito bons e são uma boa alternativa custo/benefício.

A medida dos trucks também tem relação com o formato do shape que você escolher. Por exemplo: se seu shape for muito largo, um truck de 160MM pode ser muito pequeno e as rodas ficarão escondidas.

Rodas e rolamentos

Assim como em todo esporte, quanto melhor for o equipamento melhor será a performance. Por isso, as rodas e rolamentos têm total influência no desempenho de seu longboard. A grande maioria das rodas de longboard são fabricadas em poliuretano e na hora de comprar a sua, esteja atento aos seguintes fatores: dureza, tamanho e área de contato.

51FX5u9rGRL._SX355_

Rodas de Longboard Orangatang

A dureza de rodas de skate e longboard é medida pela escala ASTM. Em resumo é o número acompanhado da letra “A”. Quanto maior for o número mais dura será a roda, quanto menor o número mais macia será a roda. Rodas macias têm mais grip (aderência) e rodas mais duras são mais soltas, escorregam mais. Por exemplo, uma roda 75A é mais macia que uma roda 86A, e assim por diante. Rodas com mais grip são adequadas para quem está começando pois dão mais estabilidade em curvas (não desgarram). Rodas com menos grip são mais adequadas para quem gosta de mandar manobras com slide e giro. Existem rodas intermediárias, que proporcionam grip e slides. A escolha da melhor roda depende muito do estilo que você quer desenvolver e de sua habilidade. Nós aqui do blog evom sempre gostamos de usar rodas intermediárias.

O tamanho da roda também é outro fator importante. O tamanho das rodas de longboard é definido em milímetros (MM). Quanto maior for o tamanho da roda maior deve ser a distancia entre o shape e os trucks, pois se você não tiver uma distancia mínima, ao fazer uma curva o shape vai ter contato com as rodas fazendo com que elas travem e você poderá levar um belo tombo. Para aumentar essa distancia é necessário o uso de Pads (que explicaremos abaixo). A maioria dos longboarders usar rodas com 70MM.

Área de contato, como o próprio nome diz, é a parte de roda de fica em contato com o chão. A área de contato de rodas de longboard também é medida em MM (milímetros). Quanto maior for a área de contato, mais aderência a roda terá.

Os rolamentos são fundamentais e existem diversas opções disponíveis no mercado. Pra quem está começando, rolamentos ABEC1 são mais indicados por sua resistência. Existem diversos rolamentos gringos que são recomendados para quem quer velocidade.

Pads

Pads são apoios que ficam entre o shape e os trucks. Os pads servem para aumentar a distância entre o shape e as rodas, fazendo com que a roda do longboard não encoste no shape quando você fizer uma curva.

download

Pads para longboard

 

Geralmente os pads são fabricados em plástico ou borracha. Dependendo do modelo de seu shape, obrigatoriamente terá que usar pads.

Essas são as dicas básicas para quem quer montar seu primeiro longboard e não sabe por onde começar. Caso vocês tenham alguma dúvida, deixem comentários nesse post que eu respondo aqui mesmo.

Não esqueça de usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras.

Go longboard!

 

Ref: evom.com.br

por
Jorge Longo
Carvericks

Este post está fechado para comentários.