Notícias
HomeNotíciasNinebot Mini veio para revolucionar o meio de transporte pessoal

Ninebot Mini veio para revolucionar o meio de transporte pessoal

Lançamento mundial chega ao Brasil pela DropBoards.

A febre dos hoverboards ainda é pulsante. Estes diciclos elétricos conquistaram o mundo fazendo a cabeça de adolescentes, que se divertem parecendo flutuar sobre o solo. O NINEBOT MINI é a evolução que chega para ir muito além, atendendo a demanda maior por mobilidade urbana e, consequentemente, conquistar um público mais adulto. A tecnologia self-balance (auto-equilíbrio) do NINEBOT MINI ganhou mais precisão, design sofisticado, rodas maiores que permitem circular sobre solo irregular e, principalmente, sem perder a portabilidade.

Vídeo demo Ninebot Mini Pro

O INÍCIO

A SEGWAY (USA) foi a fabricante pioneira de diciclos elétricos com a tecnologia de auto-equilíbrio, quando lançou em 2001 o modelo Segway PT, justamente com a proposta de revolucionar o meio de transporte pessoal. Mas o objetivo emperrou no alto custo do veículo, que, apesar de ainda hoje ser produzido, tem seu uso limitado em operações de segurança privada e pública.

NINEBOT

Desde que a empresa de robótica Ninebot adquiriu a Segway em 2015, o desafio tem sido fazer a produção do veículo ser lucrativa. Estava claro que o caminho seria ganhar escala tornando financeiramente viável o uso do veículo por pessoas físicas. Essa é a proposta do NINEBOT MINI, uma espécie de “Segway compacto” com apenas 12,8kg que, além de custar muito menos que o pioneiro, é portátil e permite seu uso para transporte pessoal intermodal, ou seja, combinar o acesso a diversos meios de transporte (ônibus, trem, automóvel, por exemplo) até chegar ao destino.

Reportagem programa Auto-Esporte: “Excelente opção para transporte intermodal”

TECNOLOGIA

Engana-se quem pensa que o NINEBOT MINI, por ter custo menor, poderia ser menos sofisticado que o irmão mais velho Segway. Pelo contrário, além da estabilidade equivalente, possui tecnologia embarcada mais avançada. Através de um app, é possível acessar pelo celular diversas funções, como configurar a cor das lanternas de led, limitar a velocidade, consultar odômetro, identificar a peça que necessita reparo e até controlar o deslocamento do veículo à distância.

 

LANÇAMENTO

Um projeto marcante como o NINEBOT MINI merece um evento de lançamento à altura. Apresentado em Janeiro de 2016 na Feira de Tecnologia (CES) de Las Vegas, em parceria com a gigante de tecnologia Intel, introduziu-se um processador capaz de transformar o veículo em um robô inteligente. O projeto-conceito ganhou destaque da imprensa, tornando-se a sensação do principal evento de tecnologia do mundo.

Seis meses depois, o NINEBOT MINI começa a chegar na América Latina e a DropBoards, sempre ligada em inovação, é pioneira na comercialização do veículo por aqui.

Ninebot Mini robô, projeto em parceria com a Intel.

COMO FUNCIONA

Para colocar o veículo em movimento, basta o condutor inclinar o corpo para frente ou para trás, deslocando o veículo na mesma direção e intensidade. Um conjunto de sensores faz a leitura do movimento transmitindo para os motores em cada roda.

A direção para esquerda ou para direita é controlada pela torre de comando em contato com as pernas do condutor. Basta incliná-la e o veículo gira, quando parado, ou vira para a mesma direção e intensidade, quando em movimento.

PRIMEIRO USO / COMO APRENDER

De tão fácil e intuitivo, rapidamente o veículo parece fazer parte do corpo. Mesmo assim, o NINEBOT MINI encontrou uma forma de tornar o aprendizado ainda mais fácil através de uma experiência única. Ao iniciar o NINEBOT MINI pela primeira vez, o app faz uma espécie de aula passo a passo. Aprenda a subir, girar para um lado, depois para o outro, deslocar para frente, para trás… A execução do exercício é transmitida para o celular permitindo que o usuário acompanhe cada etapa até a conclusão. Ao final, o usuário é aprovado e se torna apto para seguir sozinho com segurança. O NINEBOT MINI pensa em tudo!

ESPECIFICAÇÕES

Disponível em duas versões, o Ninebot Mini e o Ninebot Mini Pro diferem-se basicamente na autonomia. O Mini Pro chega a 30km, 50% mais que os 20km do Mini. Outra característica relevante é a carga máxima, o Pro suporta até 100kg em ladeiras acentuadas, o Mini até 80kg, embora este limite possa ser ultrapassado sob condições mais suaves. O Pro ainda acrescenta motores um pouco mais potentes (até 200W a mais em cada roda), ajuste de altura da torre de comando e alguns detalhes no design. De resto, ambos são iguais: recarga rápida em até 03hs, farol com sensor de luz para acionamento automático, peso, dimensões e app Ninebot com todas as funções.

CONCLUSÃO

Passaram-se 15 anos desde que o primeiro diciclo elétrico com auto-equilíbrio surgiu no mercado, mas só agora o Ninebot Mini reúne realmente todas as condições para cumprir a missão de revolucionar o conceito de mobilidade urbana. Uma combinação de portabilidade com veículo inteligente de custo acessível, o NINEBOT MINI é a solução que faltava para o uso do transporte público intermodal de longa distância ou, simplesmente, para curto e médio deslocamento em ciclovias. E com muita elegância!

Relacionado

Diciclo Elétrico Ninebot Mini Pro 1600W

Diciclo Elétrico Ninebot Mini 1400W

Deixe seu comentário