Notícias
HomeNotícias“RIDEABLES” – O FUTURO DO TRANSPORTE PESSOAL URBANO

“RIDEABLES” – O FUTURO DO TRANSPORTE PESSOAL URBANO

Veículos Portáteis e Potentes Viabilizam o Deslocamento Multimodal

Ao invés de se utilizar uma única forma de transporte, possivelmente lenta e ineficiente para todos os trajetos, o multimodalismo aborda a utilização de diferentes redes para cada rota.

Mas especialistas em mobilidade urbana destacam que o grande desafio é conectar os diversos modais. Essa conveniência é essencial para convencer as pessoas a abandonar o transporte individual e evitar a situação de caos do trânsito das grandes cidades.

É nesse contexto que os “RIDEABLES”, e sua insuperável capacidade de integrar os diversos meios de transporte, tornam-se a solução que faltava para o transporte multimodal mais atraente em termos de custo, agilidade e conforto.

RIDEABLES são pequenos veículos elétricos que combinam duas características fundamentais: ser PORTÁTIL a ponto de embarcar dentro de outros veículos; e POTENTE o suficiente para uso urbano.

“Poxa, minha bike não cabe no porta-malas do Uber” – Ben Forman, co-fundador da ZBoard

Mas se o primeiro veículo elétrico portátil que vem à sua cabeça ainda é uma bike dobrável, então você precisa entender melhor o conceito de RIDEABLES. Tente acessar o metrô em horário de pico com uma bike, ou mesmo embarcar em um taxi, ou a desagradável situação de chegar suado após pedalar em um dia de sol forte e pronto, agora você percebeu que precisa de um RIDEABLES.

Aquele pequeno trecho no deslocamento até o trabalho que custa uma passagem a mais de ônibus, ou até a estação de metrô mais próxima, ou que simplesmente é feita de carro, desperdiçando tempo no engarrafamento e dinheiro com combustível e estacionamento, são alguns exemplos de soluções que só um potente e portátil veículo elétrico pode substituir.

RIDEABLES é um conceito já amplamente difundido em muitos países desenvolvidos, basta digitar no Google e encontra-lo como Categoria de Produto nos principais varejistas, Fóruns, Feiras de Exposição, etc.

O vídeo a seguir, Ben Forman, co-fundador da ZBoard, define com clareza o conceito RIDEABLES e como estes veículos estão revolucionando o transporte pessoal em grandes centros urbanos.

A EVOLUÇÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS LEVES

O desenvolvimento de Veículos Elétricos Portáteis e Potentes sempre foi um desafio. Até então, obter potência suficiente para uso urbano exigia motores e baterias grandes e pesadas, anulando sua portabilidade.

Mas a tecnologia atual mudou esse paradoxo. Potentes motores super compactos, alimentados por baterias mais leves, com ótima autonomia e consideravelmente mais baratas, viabilizaram esta combinação perfeita para mobilidade urbana no deslocamento em pequenos trechos.

ENGAJAMENTO GLOBAL 

No mundo todo, o Setor e Publico e Privado têm estimulado alternativas para aumentar a adesão da população ao transporte multimodal urbano, com investimentos em ciclovias, aplicativos de compartilhamento de veículos e até em inteligência artificial.

 William Baumgardner, diretor associado da Arup, multinacional que presta consultoria de engenharia a projetos do mundo todo, afirma que “cidades precisarão de uma rede de transportes perfeitamente integrada com diversas modalidades como caminhada, bicicleta, pequenos veículos elétricos, carros, transportes públicos”. O bom exemplo desse desafio é Tysons Corner, na Virgínia, onde foi construída uma ampla estação de metrô para incentivar o transporte coletivo, mas que basicamente só pode ser acessada por automóvel, sem opções multimodais, prejudicando seu uso.

O aplicativo WiiMove oferece trajetos multimodais com opção de percorrer determinado trecho de bicicleta (ou com um RIDEABLES), por exemplo. Outro aplicativo, o Bikxi, oferece transporte compartilhado de bicicletas.

O Desafio Multimodal promovido pela Prefeitura de São Paulo durante a Virada da Mobilidade propõe que seus competidores testem mais de um meio de locomoção para chegar a um destino comum. Ações semelhantes são promovidas periodicamente em outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Aracaju, Teresina e Sorocaba.

Só citando estes poucos exemplos, já é possível perceber o enorme potencial dos novos veículos elétricos RIDEABLES no mundo todo.

Relacionado

Patinete Elétrico MOTRONIK MINI 36v Alloy

Diciclo Elétrico SMARTRONIK CITYCROSS

Diciclo Elétrico NINEBOT MINI 1400W-60v

Recentes

Deixe seu comentário